Último dia de inscrições para cadastro do banco de itens

Data de publicação: 5 de maio de 2015. Categoria: Notícias

Os docentes dos cursos que serão avaliados no Enade 2015 podem se cadastrar para a seleção de elaboradores e revisores do Banco Nacional de Itens (BNI). As inscrições se encerram hoje (29).

O elaborador de itens tem como atribuição criar questões inéditas para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O revisor avalia e atesta a qualidade técnico-pedagógica do item, podendo aprovar ou não as questões analisadas. Ambos seguem os critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições são feitas exclusivamente pelo portal do Inep. Para se candidatar, é obrigatório que os interessados estejam em exercício de atividade docente na graduação e vinculados à instituição de ensino superior. Os selecionados passam por capacitação, na modalidade a distância. Mais informações podem ser obtidas no Edital INEP/MEC Nº 05/2015, publicado na última quinta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU).

Nesta edição, serão avaliados na Universidade Federal do Ceará (UFC) os cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia e Secretariado Executivo. São avaliados tanto os cursos noturnos quanto os integrais, assim como os da Educação à Distância (EaD), num total de 16 cursos. A prova está marcada para o dia 22 de novembro.

BANCO – Criado em 2010, o banco de itens do Enade tem por objetivo reunir questões de qualidade técnica que permitam ao Inep avaliar, por meio do exame, o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação.