A Copav realiza, a partir desta segunda-feira (18), uma série de seminários com o propósito de informar os alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da importância da realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A primeira reunião será, às 17h, com os estudantes dos cursos diurnos (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais. Nesta semana, ocorrem ainda encontros com os alunos dos cursos de Física, Química, Matemática e Arquitetura e Urbanismo.

Nestes seminários, são esclarecidas questões referentes aos objetivos do Enade, as mudanças realizadas este ano no Exame e a forma de participação dos estudantes. Além disso, os jovens podem obter explicações sobre o sistema de avaliação ao qual o Enade está vinculado.

Na ocasião, também são mostrados os resultados de edições passadas do Enade a fim de avaliar a progressão de notas em cada curso da UFC. Assim, os alunos podem perceber a influência das notas individuais, bem como das ausências, na nota geral do curso.

Para Socorro Sousa, responsável pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav) da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, é importante fomentar a discussão e o protagonismo estudantil na participação do Enade, seja no nível da contestação, dúvida, ou de entendimento.

As reuniões têm como público-alvo os alunos concluintes dos cursos de graduação que serão avaliados pelo Enade 2017. Entretanto, ingressantes também são convidados a participar. Nesta edição, o Enade avaliará 62 cursos da UFC.

A Copav convida também os professores a participarem desses encontros, pois eles podem ajudar no processo de esclarecimento sobre o Enade dentro de sala de aula. Os estudantes podem solicitar às coordenações dos cursos que considerem a participação nas reuniões do Enade 2017 como atividade complementar.

PROVAS – As provas do Enade 2017 serão realizadas no dia 26 de novembro, às 12h30min (horário de Fortaleza). Os estudantes terão quatro horas para responder 40 questões. Dessas, dez serão de formação geral (duas discursivas e oito de múltipla escolha) e 30 de conhecimentos específicos (três discursivas e 27 de múltipla escolha). O local de prova será conhecido em 13 de novembro.