Cinco cursos da UFC estão entre os 10 melhores do País em suas áreas

Data de publicação: 13 de março de 2017. Categoria: Notícias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Federal do Ceará teve crescimento de seu Índice Geral de Curso (IGC) contínuo, o principal indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

A UFC obteve nota 3,75 no IGC contínuo e nota 4 (de uma escala de zero a 5) no IGC por faixa, resultados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo MEC.

Além disso, os cursos de Design, Secretariado Executivo, Publicidade e Propaganda, Psicologia (Fortaleza) e Administração (Diurno) ficaram entre os 10 melhores de suas áreas, de acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado na mesma ocasião.

Com os dados do IGC, a Universidade passou da 21ª para a 18ª posição no ranking de todas as universidades, públicas e privadas, do País. No ranking regional, a UFC ocupou a segunda posição do Norte-Nordeste, apenas 0,01 ponto atrás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O IGC é o indicador oficial de qualidade do MEC para as instituições de ensino superior. Ele considera a média da avaliação dos cursos de graduação feita pelo próprio Ministério, a nota de avaliação dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os vários níveis de ensino.

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, comemorou o desempenho da Universidade e destacou a importância dos processos de avaliação e os subsídios que eles trazem para a Instituição. “Quero parabenizar a todos por este resultado: à Pró-Reitoria de Graduação, pelo trabalho que vem fazendo; alunos, coordenadores de curso, chefes de departamento, diretores de unidades acadêmicas… Ter esta quantidade de cursos entre os 5% melhores do País é um resultado muito expressivo”, avaliou.

O Reitor destacou especialmente o desempenho do Curso de Design. “Ele tem superado todas as expectativas e está inteiramente integrado à vida da Universidade, participando e prestando colaboração sempre que necessário. É realmente um exemplo de curso a ser seguido”, disse.

CPC E ENADE – Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) também trouxeram boas notícias para a UFC. Dos 16 cursos avaliados da UFC, oito obtiveram nota 5, a máxima, e cinco, a nota 4. Dois cursos obtiveram nota 3 e apenas um, nota 2.

Além dos cinco cursos que entraram na lista dos 10 melhores do País, por área, também se destacaram os dois cursos da Faculdade de Direito: o diurno, que ficou na 12ª posição nacional, e o noturno, na 15ª colocação, na comparação com todos os 1.059 cursos da área avaliados. O Curso de Administração noturno ficou entre os 5% melhores cursos da área, ocupando a posição de número 55 entre as 1.758 graduações avaliadas. O Curso de Psicologia de Sobral registrou queda na sua nota do Enade, mas manteve-se entre os 6% melhores cursos do País.

Destaques também na área de Comunicação Social: o Curso de Jornalismo saltou da posição 217 para a de número 26. Já o Curso de Publicidade e Propaganda passou da posição 251 para a de número 7, sendo hoje um dos 10 melhores do País. O crescimento é resultado do trabalho de conscientização realizado pelas coordenações dos cursos, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), junto aos concludentes.

O Enade é aplicado anualmente a alunos concluintes de alguns cursos de graduação. Já o CPC é calculado a partir das notas do Enade, considerando-se ainda questões como infraestrutura e corpo docente dos cursos e a diferença entre a nota de entrada dos alunos (avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio) e a nota de saída (avaliada pelo Enade).