Comissões Assessoras de Área do Enade 2018 são nomeadas pelo Inep

Data de publicação: 8 de março de 2018. Categoria: Notícias

As Comissões Assessoras de Área do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foram nomeadas pela portaria nº 151, publicada nesta quarta-feira, 7 de março, no Diário Oficial da União. Entre 13 e 29 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe as Comissões Assessoras de Área (CAA) para a primeira reunião técnica, dando início ao processo de preparação das provas do Exame. Ainda em março, os membros das Comissões Assessoras passarão por capacitação e discutirão as Diretrizes de Prova do Enade, com enfoque nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na legislação pertinente às áreas.

Para a composição das Comissões Assessoras de Área, o Inep considera aspectos como o desempenho acadêmico do curso no último Enade, a participação de instituições públicas e privadas, e a distribuição regional. Para isso, recorre ao cálculo do Indicador de Comissão Assessora (ICA), que confere elementos objetivos e transparentes para a indicação de participantes na comissão. A partir do ICA, a equipe técnica analisou o perfil de coordenadores e docentes dos cursos indicados na relação, cujas características contribuem para a composição do perfil pedagógico de cada CAA, em conjunto com a distribuição regional e a organização acadêmica.

No Enade 2018 serão avaliados os estudantes das seguintes áreas do conhecimento: bacharelados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, Turismo; e cursos superiores de tecnologia em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e em Processos Gerenciais.