Comissões Assessoras de Área do Enade 2018 serão capacitadas até 29 de março

Data de publicação: 26 de março de 2018. Categoria: Notícias

A primeira etapa de reuniões técnicas das Comissões Assessoras de Área (CAA) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 termina nesta quinta-feira, 29 de março.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) vem realizando as capacitações dos docentes que compõem a CAA desde 13 de março. O foco dessa rodada de reuniões é a reflexão sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, a legislação pertinente à atuação profissional em cada área e a fundamentação teórico-metodológica do Enade. Essas orientações guiarão a formulação das provas.

Durante as reuniões técnicas, realizadas na sede do Inep, em Brasília (DF), além da capacitação das comissões sobre a realização do Enade no âmbito do Sinaes, está sendo elaborada a minuta de portaria que estabelece as diretrizes de prova da área para esta edição do Exame. Durante os encontros, os docentes também podem esclarecer dúvidas sobre as competências designadas às Comissões Assessoras de cada área.

A escolha das Comissões Assessoras de Área foi feita com base no desempenho acadêmico do curso no último Enade, a participação de instituições públicas e privadas, e a distribuição regional. Para isso, o Inep recorreu ao cálculo do Indicador de Comissão Assessora (ICA), que confere elementos objetivos e transparentes para a indicação de participantes na comissão. A partir do ICA, a equipe técnica analisou o perfil de coordenadores e docentes dos cursos indicados na relação de instituições, cujas características contribuem para a composição do perfil pedagógico de cada CAA, em conjunto com a distribuição regional e a categoria administrativa.

Enade 2018 – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes vai avaliar os estudantes das seguintes áreas do conhecimento: bacharelados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, Turismo; e cursos superiores de tecnologia em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e em Processos Gerenciais.