Concluintes inscritos no Enade 2018 já podem consultar o local de prova

Data de publicação: 13 de novembro de 2018. Categoria: Notícias

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 já está disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O Cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade, no endereço enade.inep.gov.br, ou pelo Aplicativo Enade, após preenchimento do CPF e senha cadastrada na inscrição.

A visualização é condicionada ao preenchimento do Questionário do Estudante. Requisito para colação de grau, assim como a participação na prova, o Questionário do Estudante deve ser preenchido até 23h59 (Horário de Brasília) de 21 de novembro por todos os concluintes habilitados a fazer o Enade 2018, e previamente inscritos por suas Instituições de Educação Superior. O Inep alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade no Enade. Não haverá divulgação pública dos locais de prova e não há mais a opção de preencher o Questionário após a aplicação do Enade, como ocorria até 2016.

O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento. As provas do Enade 2018 serão aplicadas em 25 de novembro, em todo o Brasil, para mais de 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas. Uma das novidades dessa edição é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.