Coordenadores tiram dúvidas sobre o Enade 2014 em seminário

Data de publicação: 30 de maio de 2014. Categoria: Notícias
Imagem: Palestra no I Seminário ENADE, no auditório da Prograd

Palestra I Seminário ENADE

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (30), o I Seminário ENADE 2014. O encontro com coordenadores de cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentou diretrizes e novidades do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações (Copav) e realizado no auditório da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, no Campus do Pici. Foram convidados coordenadores de cursos de graduação, vice-coordenadores e secretários de coordenação. O objetivo era esclarecer e orientar os envolvidos na inscrição do Enade e no trabalho de sensibilização com os alunos.

A edição deste ano do exame, orientada pela Portaria Normativa nº 8 de 14 de março de 2014, irá avaliar o desempenho dos estudantes de cursos de Engenharia, licenciaturas e bacharelados em Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Física, Química, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Letras-Português, História e Matemática, totalizando um número de 52 cursos da UFC que deverão prestar o exame.

De acordo com as diretrizes publicadas no Manual do Enade 2014, divulgado no dia 23 de maio, neste ano, os coordenadores dos cursos de graduação serão os responsáveis pela inscrição dos alunos aptos a realizar o exame (com conclusão do curso prevista até 2015.1) e irregulares (que não prestaram o Enade em nenhuma das edições anteriores). Além disso, os coordenadores deverão orientar os estudantes e docentes sobre as diretrizes do exame e manter o contato direto com o Inep.

Responsável pela Copav, a Prof.ª Socorro Sousa destacou, durante o encontro, a importância da comunicação dos coordenadores com os alunos que irão prestar o exame este ano. Segundo ela, é importante que o coordenador tome conhecimento de todas as informações do Manuel do Enade para repassá-las aos alunos e reafirmar a importância da realização do exame: “O estímulo aos estudantes ao qual o Manual se refere é no sentido de sensibilizá-los sobre a importância do Enade (…), para que não o vejam como um castigo”.

Em um segundo momento, o Prof. André Jalles, ex-coordenador da Copav e atualmente diretor da Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos, da Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA), fez uma análise das notas e pontos críticos dos cursos do Ciclo Azul em sua avaliação anterior, ou seja na edição do Enade 2011. O Enade avalia cada curso a cada três anos para aferir o conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências ao final do curso.

O Manual do Enade 2014 está disponível no site do Inep e possui todas as diretrizes e atribuições dos envolvidos na realização desta edição. O Manual contém também o calendário completo de atividades, que prevê para o mês de junho a abertura do período de enquadramento dos cursos que serão avaliados e a inscrição dos estudantes em situação irregular, sendo importante a atenção dos coordenadores em relação às datas previstas.

Em 4 de junho próximo, as instituições de educação superior começarão a inscrever os estudantes para a avaliação deste ano. A prova será aplicada em 23 de novembro, com avaliação nas áreas de engenharia e licenciaturas.

Seminário Orientará coordenadores sobre o Enade 2014