Definidas as diretrizes do Enade para engenharias e licenciaturas

Data de publicação: 5 de junho de 2014. Categoria: Notícias

As diretrizes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014 foram publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (04). Este ano, serão avaliadas engenharias e licenciaturas.

As normas publicadas em 34 portarias referem-se às áreas de licenciatura (e seus respectivos bacharelados), engenharias e cursos superiores de tecnologia e ditam as competências, conhecimentos, saberes e habilidades que serão avaliados. Elas foram definidas pelas comissões assessoras de área e orientadas pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação. Nesta edição do exame, os cursos de engenharia que não se enquadram em áreas específicas serão avaliados com uma prova de engenharia geral.

A diretora de avaliação da educação superior do Inep, Claudia Maffini Griboski, salienta que a nova prova demonstra a evolução do exame. “O Inep tem aperfeiçoado a cada ano o processo de avaliação”, disse. “A prova de engenharia geral possibilita ampliar o número de cursos participantes do Enade no segundo ciclo avaliativo do Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] e contribuir para o acompanhamento da qualidade da formação”, complementou.

Prova — O Enade será aplicado em 23 de novembro próximo, às 13h (horário oficial de Brasília). Com duração de quatro horas, todas as provas terão 40 questões e serão divididas entre formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e dos componentes específicos de cada curso avaliado. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), 52 cursos deverão prestar o exame.

O Enade é um exame anual, com ciclo avaliativo trienal. Ou seja, avalia cada curso a cada três anos. O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e habilidades e competências para a atualização permanente e os conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial.

Confira as portarias publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 4 de junho

Confira as diretrizes do Enade de 2014

Consulte o Manual do Enade