Definidas diretrizes do exame para cursos a serem avaliados

Data de publicação: 10 de junho de 2016. Categoria: Notícias

As diretrizes do Enade 2016 foram publicadas, nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU). As portarias se referem às competências, conhecimentos e habilidades a serem avaliados.

As normas foram definidas pelas comissões assessoras de área e orientadas pelas diretrizes curriculares nacionais dos respectivos cursos de graduação. “As provas foram organizadas a partir desses parâmetros estabelecidos e seus resultados devem oferecer subsídios para orientação das políticas públicas das áreas”, explicou a Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

CURSOS – Na UFC, farão o Enade bacharelandos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia.

O exame é obrigatório para os concluintes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

PROVAS – Com duração de quatro horas, as provas serão realizadas em 20 de novembro, às 12 horas (horário de Fortaleza). Estudantes de todos os cursos a serem avaliados farão prova de formação geral, com dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Nas provas específicas, serão 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

INSCRIÇÕES – As instituições de ensino superior são responsáveis por inscrever os estudantes habilitados para o Enade 2016 no período de 6 de julho a 7 de agosto.

Os ingressantes de 2016 também devem ser inscritos, mas são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep. Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

IRREGULARES – As instituições também deverão inscrever os estudantes irregulares de anos anteriores, no período de 15 a 29 de junho. Eles também estão dispensados da prova e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório do Inep.