Educação Física da UFC é o segundo melhor do País; outros cursos se destacam no Enade 2016

Data de publicação: 14 de setembro de 2017. Categoria: Notícias
Aula de natação no Complexo Esportivo da UFC (Foto: Davi Pinheiro)

Dos 11 cursos da Universidade Federal do Ceará avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2016, sete estão entre os 10 melhores do País, segundo dados divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O maior destaque foi o bacharelado em Educação Física (noturno), que figurou como o segundo melhor entre os 385 cursos da área que participaram desta edição, atrás apenas do curso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No Enade 2013, a nota dos dois bacharelados em Educação Física (diurno e noturno) foi unificada, e o curso constava na 50ª colocação. No passado, as notas foram separadas e o curso diurno também apresentou desempenho melhor, figurando na 8ª posição do ranking.

O diretor do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC, Prof. Antônio Barroso Lima, ressalta que o reconhecimento através da colocação no Enade é “extremamente importante” e resulta de um esforço conjunto de todos os segmentos que fazem o dia a dia da unidade – alunos, professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores.

“É fruto de um conjunto de pessoas e de ações em que todas as partes estão comungando para o aperfeiçoamento constante do Iefes”, afirma o diretor. Segundo ele, outro fator que contribuiu para o êxito na avaliação foi o trabalho de conscientização dos alunos sobre a importância de um bom desempenho no Enade. Entre os principais avanços dos cursos nos últimos anos, o Prof. Barroso destaca a qualificação do quadro docente e a constante busca por melhorias na infraestrutura.

Alunos de Fisioterapia da UFC em atuação no Centro de Atendimento ao Idoso (Foto: Viktor Braga)

Alunos de Fisioterapia da UFC em atividade no Centro de Atendimento ao Idoso do Hospital Universitário (Foto: Viktor Braga)

MAIS DESTAQUES – Avaliado pela primeira vez no ano passado, o Curso de Fisioterapia foi considerado o terceiro melhor do País em um universo de 458 cursos que prestaram o exame. Na mesma colocação aparece o Curso de Farmácia, entre 716 avaliados, o que representa um avanço de duas posições em relação ao Enade 2013. Os ciclos de cursos são avaliados a cada três anos.

Os demais cursos situados entre os 10 primeiros do ranking em suas áreas são os seguintes: Odontologia-Sobral (7º), Farmácia (8º) e Zootecnia (9º). Também foram avaliados pelo Enade 2016 os cursos de Odontologia-Fortaleza (24º), Medicina-Fortaleza (28º), Agronomia (53º) e Medicina-Sobral (69º).

O ENADE – O Enade é realizado pelo Inep, sob orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e com o apoio técnico de comissões assessoras. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Ele é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

Seis cursos da UFC obtêm nota máxima no Enade 2016