UFC comprova excelência em 34 cursos e supera média nacional no ENADE 2017

Data de publicação: 10 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

As licenciaturas em Educação Física (Integral e Noturno) obtiveram nota 5, conceito de excelência (Foto: Viktor Braga/UFC)

Mais uma vez a Universidade Federal do Ceará (UFC) se destaca no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Dos 51 cursos avaliados na última edição, um total de 34 obtiveram conceito de excelência, ou seja, 66,6% da amostra. Foram 15 cursos com nota 5 e outros 19 com nota 4. Os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Em Fortaleza, obtiveram nota máxima (5) os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Produção Mecânica e as licenciaturas em Ciências Sociais (Integral), Educação Física (Integral e Noturno), Letras-Inglês, Letras-Português, Letras-Português/Inglês e Pedagogia (Integral). Em Quixadá, ficaram com a mesma nota os cursos de Ciência da Computação e Redes de Computadores.

Esses cursos representam 29% dos 51 cursos avaliados na UFC, percentual superior à média das universidades federais (15%) e do total nacional (5%). Foi também um avanço em relação ao desempenho da própria instituição em 2014, quando 17% dos cursos obtiveram nota 5 no mesmo ciclo avaliativo do ENADE.

“A universidade teve um desempenho excelente e que a gente tem mais é que comemorar. Isso reflete o trabalho que vem sendo feito pela Pró-Reitoria de Graduação [PROGRAD], pelas coordenações de curso, pelos professores, e a adesão também crescente, a compreensão cada vez melhor do estudante sobre a importância desse processo avaliativo”, destaca o reitor Henry Campos.

Contando com o envolvimento direto de coordenadores de curso, diretores de unidades acadêmicas e técnicos administrativos como parceiros, as ações da PROGRAD abrangeram tanto a melhoria da qualidade do ensino quanto a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância do exame.

O pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, revela que diversos programas, como os de Iniciação à Docência (PID) e de Educação Tutorial (PET), foram reforçados. Além disso, mudanças na gestão de vagas em componentes curriculares ampliaram o número de matrículas, contribuindo para reduzir a evasão e aumentar o número de formandos.

Alunos, técnicos, professores e coordenadores também foram fundamentais para uma maior conscientização sobre o ENADE. “A nossa Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) faz reuniões com todas as unidades, faz apresentações customizadas para cada curso, em parceria com a Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) no suporte estatístico”, destaca o pró-reitor.

Projeto do Curso de Engenharia Ambiental, que também obteve nota 5, faz reuso do óleo de cozinha coletado nas comunidades próximas do Campus do Pici (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)

Profª Socorro Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas, comentou que as apresentações nos cursos buscam explicar não apenas o ENADE, mas todos os processos avaliativos realizados na UFC, focando no sentimento de pertencimento e na importância do exame.

O reitor reforçou a relevância de o corpo discente se submeter à aplicação do exame e se esforçar por um bom desempenho. “É preciso que os alunos valorizem a nota do seu curso, porque isso certamente dá um peso maior ao diploma. Você saber que saiu de um curso da UFC nota 5, avaliado com nota máxima, isso tem uma grande importância”, destaca.

Nota 4 – Na Capital, obtiveram nota 4 os seguintes cursos: Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Sociais (licenciatura noturno), Engenharia de Alimentos, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física (bacharelado e licenciatura), Geografia (bacharelado), História (licenciatura e bacharelado), Letras-Português/Espanhol, Química (bacharelado e licenciatura) e Pedagogia (Noturno). No Interior, obtiveram a mesma nota os cursos de Música, em Sobral, e Sistemas de Informação, em Quixadá.

Ciclo azul – A cada três anos, uma área do conhecimento é contemplada. Em 2017, foram avaliados pelo ENADE os concluintes dos cursos do chamado “ciclo azul”, que abrange exatas, licenciaturas e seus respectivos bacharelados (com exceção de Educação Física, cujo bacharelado é avaliado na área de saúde).

O ENADE – O ENADE é realizado pelo INEP, sob orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e com o apoio técnico de comissões assessoras. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Ele é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

Em novembro, o INEP divulgará outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses dois, também derivados dos resultados do ENADE e de outros insumos, ditam a regulação dos cursos nas instituições de ensino superior exercida pelo MEC.