Manual do Exame está disponível on-line para o público

Data de publicação: 27 de maio de 2015. Categoria: Notícias

O Manual Enade 2015 apresenta o cronograma e as orientações técnicas para a operacionalização do Exame, que será realizado no dia 22 de novembro, às 13h (horário de Brasília).

O manual, lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o principal instrumento de divulgação dos procedimentos relativos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O documento serve de apoio a instituições, coordenadores de curso e procuradores institucionais. Ele contém informações que vão desde a divulgação das instruções técnicas até a aplicação da prova e divulgação dos relatórios. Traz, ainda, todas as etapas de realização e preparação para a avaliação.

Este ano, serão avaliadas 26 áreas de conhecimento, que abrangem os cursos de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Com funcionamento em ciclos, o exame avalia os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem os cursos.

O Enade, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), afere o rendimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos programáticos. Nesta edição, não haverá procedimentos por amostras. Todos os estudantes concluintes dos cursos superiores avaliados devem participar do exame.

Confira o Manual do Enade 2015