Novo prazo para preencher Questionário do Estudante e solicitar atendimento por nome social

29 de agosto de 2017

Os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 deverão preencher o Questionário do Estudante a partir de 4 de setembro. Anteriormente, a data prevista para o início do preenchimento era 28 de agosto, mas precisou ser modificada em decorrência do prazo para a retificação de enquadramento e inscrições intempestivas individuais, que podem acontecer até 31 de agosto.  Isso foi necessário porque a disponibilização do Questionário do Estudante depende da consolidação da base de dados dos inscritos para essa edição do Exame.

Os participantes que desejarem atendimento pelo Nome Social também têm novo período para fazer a solicitação, de 11 a 15 de setembro. Essas etapas devem ser realizadas pelos estudantes diretamente no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Questionário do Estudante Enade –  Para responder o Questionário  é preciso que o participante já tenha realizado seu cadastro no Portal do Inep e recebido a senha com a qual fará todo acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência de seu resultado individual. O cadastro dos estudantes é uma das novidades do Enade 2017. Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir desta edição é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado e/ou específico. O cadastro deve feito pelo Sistema Enade até as 23h59 (Horário Oficial de Brasília) do dia 26 de novembro, data de aplicação do Exame e prazo limite para responder ao Questionário. As solicitações de atendimento terminam antes, e devem ser feitas até 3 de setembro.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade. Nesta edição, o Exame vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes.