Publicado edital com diretrizes, procedimentos e prazos do Enade 2017

Data de publicação: 20 de junho de 2017. Categoria: Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. É a primeira vez que o Enade tem um edital com as diretrizes, os procedimentos e os prazos do exame. O Enade 2017 será realizado em 26 de novembro, em todo o Brasil.

Juntamente com o edital foram abertos os prazos de enquadramento e inscrição. Os coordenadores de cursos devem fazer as inscrições dos Estudantes Irregulares de anos anteriores e dos Estudantes Ingressantes Regulares entre 19 de junho e 11 de agosto, no endereço enade.inep.gov.br. Eles também são responsáveis pela inscrição dos Estudantes Concluintes Regulares. Nesse caso, a inscrição vai de 10 de julho a 11 de agosto.

A principal novidade do Enade 2017 é a participação do estudante no processo de inscrição. Até a edição de 2016, os coordenadores de cursos inscreviam todos os estudantes, sendo responsáveis por informar, inclusive, suas necessidades de Atendimento Especializado e Específico, além de dados pessoais. Em 2017, a inscrição continua sendo responsabilidade do coordenador, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades.

O cadastro dos Estudantes Concluintes Regulares será realizado entre 14 de agosto e 26 de novembro, às 23h59 (Horário de Brasília). O estudante que cursa mais de uma graduação também deverá escolher em que curso que ser avaliado durante o cadastro. Até a última edição, essa escolha era feita no dia da prova. As solicitações de Atendimento Especializado e Específico serão feitas entre 14 de agosto e 3 de setembro, também pelo estudante.

O Enade 2017 é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do Estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

Confira o cronograma completo do Enade 2017

Ação Responsável Período
Enquadramento dos Cursos Procurador Educacional Institucional (PI) 19 de junho a 11 de agosto
Inscrições dos Estudantes Irregulares de anos anteriores Coordenador do Curso 19 de junho a 11 de agosto
Inscrições dos Estudantes Ingressantes Regulares Coordenador do Curso 19 de junho a 11 de agosto
Inscrições dos Estudantes Concluintes Regulares Coordenador do Curso 10 de julho a 11 de agosto
Retificação de Enquadramento e Inscrições Intempestiva Procurador Educacional Institucional (PI) 14 a 25 de agosto
Cadastro dos Estudantes Concluintes Regulares Estudante 14 de agosto a 26 de novembro
Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Específico Estudante 14 de agosto a 3 de setembro
Preenchimento do Questionário do Estudante Estudante 28 de agosto a 26 de novembro
Divulgação dos Locais de Prova Inep 13 de novembro
Preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso Coordenador do Curso 27 de novembro a 8 de dezembro
Divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular  (Previsão) Inep 20 de dezembro
Período de solicitação de Dispensa pela IES Coordenador do Curso 22 de dezembro a 31 de janeiro de 2018
Período de Solicitação de Dispensa pelo Inep Coordenador do Curso 5 a 23 de fevereiro 2018

Enade 2017 – Nesta edição, o Enade vai avaliar aos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia; e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

• Clique aqui para ler o edital
  • Clique aqui para fazer a inscrição