Quem deve fazer o Enade

A prova é destinada aos concluintes que tenham expectativa de finalizar o curso no ano corrente ou até julho do ano seguinte à presente edição do Enade. É preciso, na ocasião do teste, ter integralizado mais de 80% da carga horária mínima. No caso dos Cursos Superiores de Tecnologia, prestam o Enade os alunos que tenham expectativa de conclusão até dezembro do ano corrente ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do curso.

Só estão dispensados do Exame os estudantes que se graduarem nos cursos não coincidentes com os selecionados para aquele ano de aplicação da prova, tiverem colado grau até o último dia de retificação das inscrições no corrente ano ou estiverem oficialmente matriculados, cursando atividades curriculares, em instituição estrangeira conveniada com sua universidade, na data de realização do Enade.

Os alunos ingressantes são inscritos pelas coordenações apenas para fins de regularidade junto ao Enade, mas são dispensados de participar do Exame.