Seis cursos da UFC obtêm nota máxima no Enade 2016

Data de publicação: 1 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) tem apresentado melhoria contínua em seus resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Dos 11 cursos avaliados no último ciclo do exame, 6 alcançaram o conceito máximo (5).

De acordo com os resultados divulgados nesta sexta-feira (1) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 6% dos cursos avaliados em todo o país pelo Enade 2016 conseguiram conceito máximo na prova. Passaram pela avaliação 4.300 cursos de 997 universidades, faculdades e centros de educação.

Os seis bacharelados da UFC que obtiveram conceito 5 no Enade 2016 foram Educação Física (noturno e diurno), Enfermagem, Farmácia e Odontologia (Sobral), além de Fisioterapia (avaliado pela primeira vez no ano passado).

Obtiveram conceito 4 os cursos de Agronomia, Medicina (Fortaleza), Odontologia (Fortaleza) e Zootecnia. Somente o curso de Medicina (Sobral) pontuou com nota 3.

Comparando os três ciclos em que foram avaliados os bacharelados de Saúde, Agrárias e áreas afins, nota-se uma evolução. Em 2010, dos 10 cursos avaliados, apenas 2 obtiveram nota máxima. Em 2013, foram 3 cursos com esse conceito.

O resultado mais positivo a cada edição do exame – em especial, o alcançado em 2016 (superior em 50% ao de 2013) – reflete a melhoria da aprendizagem nos cursos de graduação da UFC. “O Enade mostra o que o aluno aprendeu. Na prova, ele não avalia a si mesmo, mas a qualidade do curso”, explica Socorro Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Diferente de outros indicadores, o Enade não conta com avaliação externa e nem considera outros itens como infra-estrutura ou titulação docente. Este conceito inclui apenas a nota bruta da prova e o Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O Conceito Preliminar de Curso (CPC), previsto para ser divulgado em novembro, incluirá outros insumos.

IDD – O IDD é o resultado padronizado da diferença da nota esperada do Enade para os alunos concluintes e a nota que os alunos efetivamente tiraram, com variação de 0 (zero) a 5 (cinco). Tem como base a diferença entre a nota do Enem no ingresso e do Enade na conclusão. Ou seja, por meio deste indicador é possível aferir o quanto a universidade agregou na formação do estudante.

No caso da UFC, o IDD varia entre 3 e 4. Com nota 4 figuram os cursos de Odontologia (Sobral) e Educação Física (noturno). Os demais obtiveram nota 3. “Como a UFC adota o Enem como nota de seleção, os alunos já ingressam com esta nota alta. Desse modo a nota da UFC no insumo IDD costumeiramente é subestimada”, observa o Prof. André Jalles, diretor da Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Prograd.

ESFORÇOS – Diversos esforços foram empreendidos pela Prograd no sentido de informar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância do Enade. Por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), foram envolvidos coordenadores de curso e estudantes, tanto ingressantes quanto concluintes, de todas as unidades acadêmicas.

A Copav acompanha todas as etapas do Exame, desde o processo instrumental – com os enquadramentos dos cursos e inscrição dos alunos – até o dia da prova. “Todas as nossas ações, como as reuniões que realizamos com os estudantes, buscam o estímulo pelo conhecimento, mostrando que a prova é importante para melhorar a qualidade do curso”, conta Socorro Sousa, coordenadora da Copav.

O ENADE – O Enade é realizado pelo Inep, sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e com o apoio técnico de comissões assessoras. O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.

Curso ENADE 2016 IDD 2016
Agronomia 4 (3.3575) 3 (2.8512)
Educação Física (Bacharelado-Diurno) 5 (4.4324) 3 (2.5249)
Educação Física (Bacharelado-Noturno) 5 (4.8736) 4 (3.8987)