UFC: segunda melhor universidade do Nordeste, em avaliação do MEC

Data de publicação: 13 de janeiro de 2015. Categoria: Notícias

Com conceito 4 (bom), a UFC permanece como a melhor universidade do Ceará. Além disso, avançou no ranking nacional e é a segunda do Nordeste. Veja quais cursos se destacaram no Enade e contribuíram para esse resultado!

A Universidade Federal do Ceará (UFC) mais uma vez se destaca na avaliação do ensino superior realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Com conceito 4 (bom), permanece como a melhor universidade do Ceará. Além disso, avançou no ranking nacional, saindo da 32ª posição para a 24ª. No Nordeste, agora é a segunda, atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e superando a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Esse resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai de 1 a 5. Do total de 2.020 instituições de ensino superior (IES) avaliadas em todo o País, apenas 18% alcançaram essas notas. A maioria (63%) obteve conceito 3 (satisfatório), enquanto 18% ficaram com conceito 2 e 0,5% com 1, ambos considerados insatisfatórios pelo MEC.

Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o IGC leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado), através da nota Capes (a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na formulação da nota final, a UFC recebeu o 25º maior Conceito Médio para Mestrado do País, de 4,2436, em escala que vai até 5.

GRADUAÇÃO – O CPC, também divulgado pelo MEC, é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, dentre elas o conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos concluintes. Cada área do conhecimento é contemplada de três em três anos. No ciclo avaliativo de 2013 foram classificados os cursos das áreas de saúde, ciências agrárias e serviço social.

Na UFC, o maior destaque foi o curso de Enfermagem. Com conceito 5 (excelente) no CPC e no Enade, foi o quinto melhor curso do país, dentre 747 avaliados nesta área, superado somente por três cursos de Enfermagem da Universidade Paulista (nos municípios de Araçatuba, Assis e São José dos Campos, no estado de São Paulo) e pelo curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR), em Macaé (RJ).

Apesar de CPC 4 (bom), o curso de Odontologia (Sobral) também obteve conceito 5 no Enade, o que o coloca como o quinto melhor curso do país, dentre 212 avaliados na área. Destacou-se ainda o curso de Odontologia (Fortaleza), com conceito 5 no Enade.

Os cursos de Medicina (Fortaleza e Sobral), Farmácia, Zootecnia e Educação Física (bacharelado) obtiveram conceito Enade 4 (bom). Apenas Agronomia ficou com conceito Enade 3 (satisfatório). Nenhum curso na UFC teve CPC 1 ou 2, considerados insuficientes.